Algumas pessoas já sabem desde muito cedo o que querem fazer da vida e que carreira e profissão seguir; contudo, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos chegam ao ponto de não ter idéia sobre qual carreira prestar já na época de inscrições para  o vestibular.

O fato é que mesmo os que já "sabem" o que anseiam profissionalmente muitas vezes mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho após de formado e enveredam-se em outro vestibular para tentar outra carreira, não raramente, totalmente diferente da carreira anterior.

São arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que querem ser médicos, enfermeiras que pretendem trabalhar na área de informática e até cirurgiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.

Mas então o que fazer para se escolher a profissão correta? Não há fórmula mágica, mas alguns pontos devem ser levados em conta na hora em que você estiver buscando a profissão ideal.

Para isso o Mundo Vestibular criou este guia de carreiras para ajudá-lo na escolha de sua profissão. Mais que um guia vocacional ele lhe ajudará a ver diferentes aspectos que muitas vezes são esquecidos na hora de escolher a profissão. Através deste guia esperamos ajudá-lo a vencer seus medos e escolher a carreira com que você mais se identifica e tem mais chances de lhe satisfazer profissionalmente.

CARREIRA E VOCAÇÕES

É importante saber quais são suas vocações. É fato que com trabalho árduo e muita dedicação todos podem ser bem sucedidos, mas todos possuem vocações distintas que podem lhe ajudar na escolha da carreira. Procure saber quais são suas vocações.

SONHO X REALIDADE

A primeira pergunta que você se deve fazer antes de qualquer escolha é: "O que você espera de sua futura profissão?" Ser bem sucedido? Fazer o que gosta mesmo que ganhe pouco com isso? Viajar o mundo?  Ganhar bem?

Quem não sabe pra onde quer ir não chega a luar nenhum. Escreva o que lhe motiva e veja quais carreiras mais se relacionam com suas características.

MERCADOS SATURADOS

É fato que algumas profissões estão com o mercado saturado de profissionais. Isso não significa que você ficará desempregado depois de se formar, mas pode realmente tornar mais difícil conseguir um bom emprego.

Para resolver esta questão você precisa ponderar sobre os seguintes pontos relativos há uma carreira saturada:

1- Com o mercado saturado fica mais difícil conseguir um bom emprego.


2- É necessário se especializar para poder entrar no mercado.


3- O sucesso profissional pode independer do sucesso financeiro.

4- Muitas vezes é necessário persistência e determinação extra para ser bem sucedido.

PROFISSÕES EM ALTA

Muito se fala sobre as profissões em alta. Profissões da área de informática e telecomunicações por exemplo são anunciadas como as profissões do futuro. Contudo, uma profissão estar em ascensão no momento não significa que ela vai estar em alta quando você entrar no mercado de trabalho.

Até você se formar e realmente entrar no mercado de trabalho muitas coisas podem mudar. Com a grande procura dos estudantes por carreiras ligadas a informática o mercado tende a futuramente a não estar tão aberto a novos profissionais como atualmente.

VENDO ALÉM

Ao escolher uma profissão o estudante deve ver além do horizonte. Enquanto a maioria dos estudantes pesquisa apenas o mercado atual e a possibilidade futura de mercado para a carreira que pretende seguir, há diversos outros fatores que devem ser analisados antes de tomar a decisão e que na grande maioria das vezes são esquecidos.

1 - O Mercado para a carreira que você pretende seguir está saturado no Brasil, mas pode estar em alta em outros países. Enquanto há muitas enfermeiras se formando no Brasil, países como os EUA e Canadá estão com um mercado crente de profissionais desta área. Se você estiver disposto a se especializar na língua e a se dedicar um pouco mais pode conseguir um bom emprego em outro país.

Procure saber o que é necessário para exercer a profissão que você pretende seguir em outros países.

2 - Algumas profissões estão sempre se modificado, o engenheiro de hoje sem dúvida não é mais o mesmo engenheiro que entrava no mercado há 10 anos. Procure saber  os caminhos que a profissão que você pretende seguir está tomando e veja o que é necessário para ser bem sucedido nela.

Tenha sempre em mente que a chave do sucesso para qualquer carreira é ser feliz fazendo aquilo que se gosta, contudo, a trabalho não é lazer, mais do que fazer o que se gosta é preciso ser bem pago pra isso para que através do seu trabalho você possa futuramente suprir as necessidades básicas e possivelmente de sua família.

 

 
mod-appgeo
tel-eqp-ped
link-book
link-book
banner-send-colegio-geo
mod_clipping
mod_Banner-WiseUp-lateral

footer